Sobre a similaridade

A afinidade exclui o acaso. Os opostos se atraem, e os similares se fortalecem.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Trecho do “ Bhagavad-gītā Como Ele É”


Trecho da introdução do livro: “ Bhagavad-gītā Como Ele É”, de Swani Prabhupāda (A.C. Bhaktivedanta):

“O Senhor é kșetra-jña, consciente, assim como o ser vivo, mas o ser vivo é consciente de seu corpo particular, ao passo que o Senhor é consciente de todos os corpos. Porque Ele vive no coração de cada ser vivo, o Senhor é consciente das atividades psíquicas de cada uma das jīvas. É bom não nos esquecermos disto. Explica-se também que o Paramātmā, a Suprema Personalidade de Deus, vive nos corações de todos como īsvara, o controlador, e que Ele dá instruções para a entidade viva agir de modo a satisfazer seus anseios. A entidade viva esquece-se dos atos que deve executar. Em primeiro lugar, ela resolve agir de certa maneira, e então enreda-se nas ações e reações de seu próprio karma. Após abandonar um corpo, ela ingressa em outro, assim como vestimos e tiramos roupas. Ao passar por esta migração, a alma sofre as ações e reações de suas atividades passadas. Essas atividades podem mudar quando o ser vivo está no modo da bondade, em seu juízo perfeito, e compreende que espécie de atividades deve adotar. Se tomar esta atitude, então todas as ações e reações de suas atividades passadas poderão ser modificadas. Conseqüentemente, o karma não é eterno. Por isso, afirmamos que, dos cinco itens (īsvara, jīva, prakŗti, tempo e karma), quatro são eternos, mas o karma não é eterno.”

Notas:
Jīva – “entidade viva”.
Īsvara – “o controlador”.
Prakŗti –  “natureza material”.
Karma – “atividades”.

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